Construção irregular no Vidigal será transformada em Clínica da Família

Obra embargada pela Prefeitura será o primeiro projeto de novo programa de reaproveitamento de construções irregulares

Por Bruna Navarro

Prédio será reaproveitado e transformado em Clínica da Família
Reprodução/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio deve anunciar nos próximos dias a data de início das obras de readaptação de um prédio de dez andares construído irregularmente no Vidigal, na Zona Sul do Rio. O local vai ser transformado em uma nova Clínica da Família para a região, maior e com ampliação da capacidade de atendimentos, como antecipado pela BandNews FM no ano passado.

A obra tinha sido embargada pela prefeitura e será o primeiro projeto de um novo programa que estabelece o aproveitamento de construções irregulares como bens públicos.

A operação de demolição, comandada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e pela Subprefeitura da Zona Sul, começou no dia 12 de janeiro do ano passado. O que restou da estrutura do prédio será utilizado na nova construção.

O imóvel contava com quatro apartamentos por andar, além de duas coberturas duplex. Como as características urbanísticas do local só comportam prédios de no máximo cinco pavimentos, os andares excedentes foram demolidos.

O subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião, ressalta que essa demanda já estava sendo negociada desde o ano passado.

Desde 2021, a Secretaria Municipal de Ordem Pública já realizou mais de 3.500 demolições de construções irregulares, sendo 70% em área sob influência do crime organizado, com prejuízo de cerca de R$ 600 milhões aos responsáveis.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.