Conselheiros tutelares realizaram protesto em frente à sede da Prefeitura do Rio, no Centro do Rio, na manhã desta segunda-feira (11). Eles pedem melhores condições de trabalho, melhores salários e a criação de novas unidades do conselho.
Atualmente, a cidade do Rio conta com 19 unidades, mas, de acordo com os conselheiros, seriam necessárias sessenta e duas para atender a demanda. O conselheiro tutelar do Centro, Leandro Farias, falou sobre os pedidos da classe.
Os manifestantes, que foram acompanhados pela Polícia Militar e pela CET-Rio, chegaram a ocupar duas faixas pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, na altura da Cidade Nova.
A função do conselheiro tutelar é atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, além de requisitar serviços públicos aos menores. Os conselheiros são eleitos pela populção a cada 4 anos.
Procurada, a Secretaria de Assistência Social informou que o secretário e a coordenadora de Direitos e Conselhos vão se reunir com os representantes dos conselheiros tutelares na tarde desta segunda-feira (11).)