'Confiante', diz Mauro Vieira sobre acordo entre Mercosul e UE

Em entrevista a rádios de todo o país, o ministro classificou a parceria como estratégica para o Brasil

Por Pedro Dobal

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirma estar confiante com as negociações para celebração do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Em entrevista a rádios de todo o país, o ministro classificou a parceria como estratégica para o Brasil.

Representantes de ambos os blocos fizeram uma reunião virtual nesta semana e, no próximo dia 15, será realizado um encontro presencial no Brasil, já que o país está na presidência do bloco.  

O governo brasileiro tenta negociar a flexibilização de exigências ambientais feitas pela União Europeia. Um documento com os posicionamentos dos países do Mercosul já foi enviado aos europeus. Mauro Vieira lembra que as restrições têm relação com uma legislação recente aprovada pelo bloco sobre o combate ao desmatamento.

Durante a entrevista, o chanceler também comemorou o resultado da Cúpula dos Brics, realizada na África do Sul no mês passado. No encontro, os países concordaram com a necessidade de uma reforma no Conselho de Segurança da ONU e de estudar uma maneira de utilizar outras moedas além do dólar para o comércio entre os membros do grupo.

Segundo Mauro Vieira, a entrada de Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã torna o grupo mais relevante no cenário internacional.

O ministro também destacou que a atual gestão tem como objetivo voltar a dialogar com todos os países e ganhar protagonismo nas relações exteriores. Em relação à guerra na Ucrânia, Mauro Vieira ressaltou que o Brasil tem relações diplomáticas com os dois lados do conflito e tem interesse de participar em eventuais negociações para a paz. 

Mais notícias

Carregar mais