Um dos blocos do Condomínio Vivenda das Patativas, do Programa Minha Casa, Minha Vida, que fica em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, sofre com deslizamento de encostas próximo a lateral. Em vistoria feita no início deste mês, a Defesa Civil constatou que, se o caso se agravar, o edifício irá perder a estabilidade.
Um problema parecido ocorreu em 2014. O bloco 3, dessa vez, apresentava deslizamento de talude e afundamento do solo. Na época, a construção tinha menos de três anos. O condomínio foi entregue em 2011 pela Prefeitura aos moradores. Segundo a moradora Vanessa Guimarães, de 39 anos, um muro de contenção chegou a ser construído na época, mas, atualmente, ele não resolve mais o problema.
Após a vistoria do início deste mês no bloco 4, apenas um paliativo foi feito: uma lona plástica colocada na encosta. Moradores denunciam que a medida não é suficiente, principalmente após períodos de chuva, quando a situação se agrava.
Uma moradora que prefere não ser identificada diz que, enquanto uma solução definitiva não chega, moradores têm que viver com medo constante.
Em nota, a Geo Rio informou que o deslizamento ocorreu no interior de conjunto habitacional, em área comum privada, então a solução deverá ser tratada pelo condomínio.
Procurada, a Secretaria de Assistência Social disse que não foi acionada, mas vai enviar, nesta quinta-feira (12), uma equipe ao local para assistir às famílias. Já a Secretaria Municipal de Habitação não se posicionou.
*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel