Concessionárias de água, energia e gás agora também integram o plano de contingência para as chuvas deste ano. A novidade foi anunciada pelo Governador do Rio Claudio Castro nesta quarta-feira (15) no Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio.
Autoridades de órgãos e secretarias do estado também estiveram presentes para debater e divulgar o planejamento.
Entre as ações do plano estão um maior número de agentes disponíveis nas ruas, novas viaturas, obras de infraestrutura e de limpeza do meio ambiente. Além disso, treze pontos de comando descentralizados vão estar espalhados pelo estado em locais estratégicos. O objetivo é que, em casos de emergência, os agentes tenham maquinário de prontidão para atuar nas regiões afetadas.
Outros investimentos podem ser feitos em caso de tragédias. Apesar do orçamento já estar separado, a expectativa do Governador Claudio Castro é que nenhuma emergência aconteça.
Durante a apresentação, também foi anunciado um sistema de prevenção específico para a Região Serrana, que costuma ser uma das mais afetadas pelas chuvas.
Petrópolis, por exemplo, é um dos municípios com maior risco de desastres. Entre os principais investimentos para essa área está o investimento de 71 milhões para a reestruturação do túnel extravasor que está em reforma. A previsão é que as obras sejam concluídas em março deste ano.
O plano de contingência também conta com apoio das forças de segurança do estado e programas de assistência social.