Comerciantes abandonam Mercado de São Sebastião por falta de segurança

O local também enfrenta problemas como pouca coleta de lixo, falta de limpeza e higiene, estrutura desgastada e baixo investimento

Fernanda Caldas*

Mercado São Sebastião enfrenta muitos problemas
Google Maps

Comerciantes e empresários que trabalham no Mercado São Sebastião, na Penha, Zona Norte do Rio, estão deixando o local por falta de segurança e pelo abandono no entorno. 

O mercado, que já foi considerado um dos maiores polos atacadistas do Brasil, enfrenta problemas como pouca coleta de lixo, falta de limpeza e higiene, baixo investimento, estrutura desgastada e asfalto em péssimo estado nas vias em volta. 

Segundo os empresários, isso também resulta no aumento da insegurança. Por isso, muitos comerciantes estão deixando seus depósitos no local porque não acreditam mais na revitalização prometida e não veem perspectiva de melhores condições para seu trabalho. 

Anderson Dias, que tem um negócio no mercado, afirmou que a situação está muito ruim e que se continuar assim, em pouco tempo não haverá mais ninguém trabalhando no mercado. 

O Mercado São Sebastião esteve por mais de 10 anos em situação de abandono, devido a uma briga judicial entre a prefeitura do Rio e a Sociedade de Desenvolvimento de Mercados pela posse da área. Em 2009, a prefeitura venceu a ação. 

Em 2012, houve uma promessa da Prefeitura em transformar o local na "Cobal da Zona Norte" e tinha como investimento previsto R$ 4 milhões e previsão de entrega de 10 meses, porém, o plano nunca saiu do papel. 

Na época, o local era responsável por 80% dos negócios de comida de todo o Estado. 

Em nota, A Secretaria de Conservação informou que irá enviar uma equipe ao local para averiguar a situação e adotar as medidas necessárias.

*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.