BandNews FM Rio de Janeiro

"Comam com moderação", diz nutricionista sobre comidas da festa junina

Em meio a tantos pratos ricos em açúcar e gordura, manter uma alimentação equilibrada é um desafio

Por Ana Beatriz Tavares (sob supervisão)

  • facebook
  • whatsapp
  • twitter
Freepik

As tradicionais festas juninas que acontecem no Brasil durante os meses de junho, julho e agosto são conhecidas principalmente pelas comidas típicas da celebração. Em meio a tantos pratos ricos em açúcar e gordura, manter uma alimentação equilibrada é um desafio.

Muitas pessoas preferem não ir aos eventos, para evitar cair na tentação. Mas a nutricionista Aklla Vieira, da Rede Meu Doutor Novamed, lembra que comer de forma moderada é o segredo, considerando a saúde nutricional. De acordo com ela, o ideal é se alimentar antes das festas para não cometer excessos, já que a fome normalmente leva ao exagero.  

As comidas típicas encontradas nessas festas, elas são bastante nutritivas e podem ser consumidas, sempre lembrando da moderação. Nós vamos destacar, em especial, aquelas preparações feitas com milho, amendoim, abóbora, batata doce... Todas essas preparações que incluem esses alimentos, podem e devem ser apreciadas…. Aprecie tudo com moderação, de preferência, antes de ir para o evento, se alimente em casa de forma saudável e não chegue com fome pois isso normalmente nos faz exagerar, disse a nutricionista.

É o que faz a estudante de tecnologia Rafaella Freitas. Ela conta que adora essa época e que, todos os anos, ela e amigos se planejam para realizar uma festa junina.

Nossa! A festa junina é uma das minhas épocas favoritas do ano, bate junto com o Natal e sempre faço uma festa junina com meus amigos. Eu tenho uma rotina de exercício muito regrada e de alimentação também e todas que tem festa junina eu fujo um pouco, mas eu sempre tento, vamos supor, se eu tenho a festa à noite da festa junina eu sei que eu vou passar um pouco do ponto da minha alimentação eu tento ficar o dia todo comendo direitinho, disse a estudante. 

Apesar do nome, as festas juninas não se limitam apenas ao mês de junho. Ao longo de julho e agosto, muitos lugares ainda celebram São João, Santo Antônio e São Pedro, mantendo as características marcantes da festa vivas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.