
A Prefeitura de Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem a cidade. A decisão permite o acesso a recursos extraordinários e a adoção de medidas emergenciais.
Ao todo, 346 pessoas ficaram desalojadas após o temporal.
Sirenes foram acionadas em 46 bairros e 36 pontos de apoio foram montados, incluindo quatro abrigos. Moradores também receberam alertas por meio de SMS.
Em apenas 24 horas, o acumulado de chuva ultrapassou 324 mm, o dobro esperado para todo o mês de abril. A tempestade provocou deslizamentos, alagamentos, transbordamento de rios e danos em diferentes pontos da cidade. Ninguém se feriu.
A situação mais delicada é no bairro de Mambucaba, onde o resgate às vítimas foi feito com auxílio de botes. Também foram registrados pontos de inundação e alagamentos em áreas próximas aos rios Japuíba e Caputera.
Alguns atendimentos em serviços de saúde foram temporariamente suspensos. Unidades de saúde da família de pelo menos cinco bairros fecharam as portas neste sábado (5). Já as unidades de emergência funcionam normalmente.
A Prefeitura está recebendo donativos para as famílias atingidas pelas chuvas, como alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, água, roupas e ração para pets.