O Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, realizou nesta quarta-feira (16) uma disputa de xadrez humano. Na iniciativa "Xadrez no Januzzi", os estudantes jogam como as próprias peças do tabuleiro: torres, peões, cavalos, rainhas e reis.
A ação começou em 2016, após uma feira pedagógica em que foram disponibilizados tabuleiros de xadrez para os alunos. Após notar o envolvimento dos estudantes, um professor viu no projeto a chance de otimizar as aulas e estimular o raciocínio lógico e o nível de concentração deles. Desde então, a atividade é realizada anualmente e já atendeu mais de 5 mil alunos só no Ensino Médio da escola.
O campeonato foi dividido em quatro etapas, uma a cada bimestre, com a participação de estudantes de todas as séries e turnos da unidade. Ao fim do ano, os campeões de cada fase se enfrentam na final, quando acontece o xadrez humano.
Com o sucesso da empreitada, um tabuleiro foi instalado no chão do pátio do colégio, consolidando o esporte como uma das principais atividades da instituição.