Milhares de clientes da Unimed Ferj não vão conseguir realizar exames por causa de mais uma instabilidade no sistema da operadora de saúde. Cerca de 450 mil beneficiários integram a carteira do plano.
O problema acontece desde a tarde de segunda-feira (15). Uma idosa, de 74 anos, estava em um laboratório credenciado pelo plano, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. A ouvinte, que teve a identidade preservada, reclamou que além de não ter conseguido realizar o procedimento, também teve muita dificuldade de ser atendida pela central telefônica da Unimed Ferj.
Há seis dias, um outro problema no sistema da Unimed Ferj fez com que milhares de clientes ficassem sem o boleto de pagamento. A informação foi divulgada pela operadora em reunião com representantes do Procon estadual, após denúncias de beneficiários. Os documentos precisaram ser emitidos com novas datas de vencimento. Mais de 300 denúncias e reclamações foram registradas nos canais de atendimento da autarquia.
As queixas têm sido constantes, mesmo após a transferência de todos os clientes da Unimed-Rio para a Unimed Ferj. A medida, autorizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, começou em abril. Mais de 452 mil beneficiários em planos de assistência médica e cerca de 33 mil clientes em planos odontológicos foram afetados.
De acordo com a ANS, a Unimed-Rio não tinha mais saúde financeira para manter a carteira de beneficiários. Atualmente a Cooperativa tem uma dívida estimada em aproximadamente 8 bilhões de reais.
Procurada nesta terça-feira (16), a Unimd Ferj não deu um prazo para resolver o problema da instabilidade no sistema qua afeta a realização de exames pelos clientes.