Castro é absolvido em processo julgava a possível cassação de seu mandato

O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (23)

Por Giovanna Faria

Cláudio Castro
Agencia Brasil

O governador do Rio, Cláudio Castro, foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral no processo que julgava a possível cassação do mandato dele. O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (23).

Foram 4 votos a favor da absolvição e 3 contra.

Os desembargadores formaram maioria pela absolvição, após o voto de Katia Valverde. Além dela, Marcello Granado, Gerardo Carnevale e Fernando Marques foram contra a cassação. Segundo eles, não há provas suficientes para incriminar Castro no âmbito eleitoral.

Castro e outras 12 pessoas são rés por abuso de poder político e econômico na Fundação Ceperj e na Uerj, por meio de contratações fantasmas e distribuição de bens e serviços, em 2022, ano eleitoral.

O esquema também teria acontecido em um período anterior ao de campanha eleitoral. 

Uma das justificativas usadas na sessão é de que a diferença de votos de Castro para o segundo colocado na disputa pelo Governo do Rio foi de 2 milhões e apenas 30 mil pessoas teriam sido beneficiadas no suposto esquema.

A ação também julga o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, e o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, além de outros 10 réus.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.