
O governador do Rio Cláudio Castro define até sexta-feira (13) quem vai ocupar o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Rio. Segundo fontes da BandNews FM, há grandes chances de Luciano Mattos ser reconduzido ao cargo. Oficialmente, o prazo para decisão do governador é até segunda-feira (16). A posse acontece no dia seguinte.
Se confirmada, a decisão contraria a votação de dezembro do ano passado, na qual a procuradora Leila Machado Costa recebeu 485 votos em uma lista tríplice. O atual Procurador-Geral de Justiça foi o segundo mais votado e a promotora Somaine Cerruti completou a lista, em terceiro lugar.
Não seria a primeira vez que a votação no Ministério Público seria desrespeitada. Nas eleições do biênio 2003-2005, por exemplo, Antônio Vicente da Costa Júnior foi o terceiro mais votado, mas foi nomeado pela ex-governadora Rosinha Garotinho.
Em entrevista à Associação do Ministério Público do Estado do Rio, durante a campanha eleitoral, o atual procurador-geral Luciano Mattos disse que apoiaria a nomeação do candidato mais votado na lista tríplice.
A lei permite que a escolha seja do governador, independentemente do resultado da eleição, mas o indicado deve estar na lista tríplice.
Entre as investigações sob responsabilidade do órgão, estão o assassinato da vereadora do Rio, Marielle Franco e a suspeita de crimes cometidos pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), no caso das "rachadinhas".
Luciano Mattos foi eleito pela classe no fim de 2020 para o biênio 2021-2022. O atual Procurador-Geral de Justiça é É promotor desde 22 de setembro de 1995.