
Cinco regiões do Estado do Rio foram afetadas pelas chuvas no início da manhã desta sexta-feira (04). Houve chuva forte em diferentes pontos da capital e em cidades da Baixada Fluminense, Região Serrana, Costa Verde e Região Metropolitana. Motoristas relatam bolsões d´água. Apesar da tempestade, não houve ocorrências graves.
Nas últimas 24 horas, cinco municípios do Estado do Rio registraram os maiores volumes de chuva. Angra dos Reis, na Costa Verde, com 88.5 milímetros, foi a cidade com maior volume de chuvas.
Cantagalo (58.2mm) e Teresópolis (48.4mm) e Nova Friburgo (38.8mm), na Região Serrana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram os outros municípios onde a chuva caiu com maior intensidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve acionamento para emergências.
Todas as cidades ficam estágio de atenção até domingo (06) por conta da previsão de pancadas ainda mais fortes entre a madrugada de sexta (04) e ao longo do sábado (05).
Diante do temporal, a cidade do Rio entrou em estágio 2, que é segundo nível em uma escala de cinco, e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, falou sobre as medidas que o município está tomando para minimizar os impactos.
O chefe executivo do Centro de Operações Rio, Marcus Belchior, faz um alerta para que a população evite o deslocamento no fim de semana por causa do risco de temporal.
Segundo o INMET, a classificação de parte do Estado é de "grande perigo", por causa da previsão de chuva de 100 mm, ou seja, 100 litros por metro quadrado, em um período de 24 horas.
O meteorologista e professor da UFRJ, Wanderson Luiz, explica que as regiões da Costa Verde e Serrana devem receber atenção especial pois devem receber as pancadas mais fortes.
No bairro de Arsenal, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, foram registrados 31,8 milímetros entre 6 e 7 da manhã desta sexta (04). Apesar do grande volume, não houve nenhum chamado de emergência.
Ainda na Região Metropolitana, os bairros do Morro do Palácio, Piratininga, Maravista e São Francisco, em Niterói, foram os mais impactados pela chuva da madrugada. Motoristas registraram pontos de alagamento.
Na Baixada Fluminense, a Prefeitura de Nova Iguaçu suspendeu as aulas presenciais na rede municipal de ensino nos períodos da tarde e noite, por causa da previsão de chuva. As atividades vão ser remotas. As aulas presenciais do turno da manhã foram mantidas.
Belford Roxo, na mesma região, também suspendeu as aulas nesta sexta (04) por medida de segurança. O município reforçou as equipes operacionais para atender possíveis ocorrências no fim de semana, onde são esperados 200mm de chuva.
A Universidade Federal Rural do Rio, em Seropédica, autorizou aulas remotas nos três campus da instituição por conta do aviso meteorológico.
Em Petrópolis, na Região Serrana, a Prefeitura decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (04). A medida faz parte das ações emergenciais para o enfrentamento às fortes chuvas previstas para o fim de semana. As aulas presenciais na cidade imperial também foram suspensas. O município também recomendou a suspensão das aulas na rede particular de ensino.
Serviços de saúde que estavam marcados para este fim de semana foram reagendadas para a próxima semana.
Teresópolis, na mesma região, também adotou medidas de segurança e suspendeu as aulas em todos os períodos. Os pontos turísticos da cidade como Parque Natural Municipal Montanhas, o Horto Municipal e o Centro de Atendimento ao Turista também suspenderam as visitas.
Equipes dos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana, foram as ruas para desobstruir bueiros e rios para minimizar riscos de transbordamento.
A Enel, concessionária de energia elétrica responsável por 66 municípios do Estado, afirmou que montou um plano de contingência para atender a todas as regiões da área de concessão, com reforço nas equipes operacionais e canais de atendimento para possíveis quedas de energia.