Cidades sem programação do G20 decretam ponto facultativo e moradores reclamam

Municípios que não têm nenhuma relação com a reunião adotaram a medida

Por Júlia Zanon (sob supervisão)

O decreto do Estado estabelece ponto facultativo para o G20 apenas nas repartições da capital fluminense
Divulgação/Prefeitura do Rio

Moradores de diferentes cidades do Rio questionam os decretos de ponto facultativo, por causa da Cúpula de Líderes do G20, que é realizada na capital fluminense.  

Municípios que não têm nenhuma relação com a reunião adotaram a medida, como Nilópolis, Queimados, São João de Meriti e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana, e Itaguaí, na Região Metropolitana.  

Em Nilópolis, a moradora que se identificou apenas como "Lua" afirma que teve uma consulta na rede pública de saúde desmarcada sem nenhum aviso prévio.  

Hoje minha mãe tinha uma consulta marcada no posto de saúde em Olinda, Nilópolis. Nós agendamos com a gente de saúde, tudo certinho, e hoje a gente chega lá porque é por ordem de chegada, né? E tá isso aí na porta. Queria saber o motivo, porque o G20 que eu saiba é lá no Rio, não é aqui em Nilópolis.

A Prefeitura de Nilópolis disse por meio de nota que o decreto acompanha o posicionamento do Governo. A mesma resposta foi dada pela Prefeitura de Itaguaí, na Região Metropolitana, que também deu ponto facultativo nos dias 21 e 22 de novembro.

O decreto do Estado, no entanto, estabelece ponto facultativo para o G20 apenas nas repartições da capital fluminense.  

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a aposentada Sumaya Handan precisou ir até um posto de saúde para realizar um exame de Covid-19, mas não conseguiu.

As cidades de Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana do Rio, decretaram que apenas os atendimentos de urgência vão funcionar normalmente durante a Cúpula de Líderes do G20. As cidades também não têm nenhum evento previsto do G20.  

A reportagem também questionou as prefeituras de Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Teresópolis e Petrópolis sobre o ponto facultativo, mas não teve resposta.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.