Um total de 453 desfiles de blocos de rua devem agitar o carnaval do Rio de Janeiro este ano. A previsão foi divulgada nesta quinta-feira pela Prefeitura. O presidente da Riotur, Ronnie Costa, explicou que, apesar da autorização prévia do município, os organizadores ainda precisam do aval do Estado.
A expectativa é que cinco milhões de pessoas participem da festa. Os primeiros desfiles serão nos dias 13 e 14 deste mês. Só no próximo fim de semana, serão oito blocos espalhados pela cidade. A maior parte dos desfiles do carnaval vai acontecer no Centro da cidade, onde ficam concentrados os chamados ‘megablocos’. A Zona Sul ficou em segundo lugar, com 98 desfiles.
Este ano, 34 mil banheiros químicos vão ser espalhados pela cidade, 10% deles para pessoas com deficiência. Além disso, 10 torres de monitoramento e 250 detectores de metal vão ajudar no trabalho da polícia nos dias de festa.
15 mil vendedores ambulantes foram cadastrados para trabalhar nas ruas do Rio durante o carnaval, 5 mil a mais que no ano passado. A Prefeitura informou ainda que vai disponibilizar pontos de hidratação e carros pipa para refrescar os foliões.