A cidade do Rio de Janeiro vai começar a campanha da quinta dose da vacina contra a Covid-19, a Bivalente da Pfizer, a partir do dia 27 de fevereiro, imunizando idosos acima de 70 anos.
Em entrevista à reportagem da BandNews FM, o secretário municipal de saúde Daniel Soranz afirmou que a ação vai ser iniciada com 300 mil doses para esse público alvo, que já tomou a quarta dose da vacina. Após a primeira semana de imunização, vai ser a vez de pessoas com 65 anos, depois, 60 anos, até as idades do público alvo serem reduzidas.
Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a imunização contra a Covid-19 passa a ser anual, com a vacina bivalente da Pfizer que vai funcionar como a da gripe: proteger contra as variantes anteriores e as novas.
Segundo o secretário Daniel Soranz, o novo modelo ainda atua em impedir a cadeia de transmissão do vírus.
Hoje temos uma vacina eficaz para evitar a internação e agravamento da doença, agora, a Bivalente pode impedir a cadeia de transmissão do vírus também.
Atualmente, 900 mil cariocas ainda não tomaram a dose de reforço contra a Covid. Ainda de acordo o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 99% das pessoas tomaram as duas primeiras doses. Segundo Soranz, a cidade tem menos de 15 pacientes internados com Covid.
O secretário ressaltou ainda que a vacina da gripe pode ser tomada simultaneamente a vacina contra o coronavírus.