Com 5,2 milhões de turistas nos seis primeiros meses do ano, a cidade do Rio tem alta histórica no turismo. A Praia de Copacabana, na Zona Sul, é o local mais procurado. As informações são do Observatório de Turismo da Prefeitura do Rio.
De acordo com o levantamento, o setor de turismo cresceu 12,5% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa porcentagem corresponde a 584,6 mil visitantes a mais.
O número de turistas brasileiros cresceu 13,5%, enquanto o de estrangeiros cresceu apenas 1,15%.
A pesquisa também oferece dados sobre a idade e o tempo de permanência. A maioria dos visitantes, 22,5%, têm entre 40 e 49 anos. Em seguida, com 21,1%, está a faixa etária de 30 a 39 anos. A maior parte dos turistas permanecem no Rio de trê a quatro dias.
Em relação ao locais de visitação, a Praia de Copacabana e orla do Leme lideraram o ranking ao receber um total de 6,9 milhões de viajantes. Em seguida está o Parque do Flamengo, que foi visitado por 4 milhões de turistas.
Ao analisar a nacionalidade, o Observatório registrou queda de 33% no número de visitantes argentinos. Ainda sim, a maioria dos turistas estrangeiros vêm de lá. Em segundo lugar estão os chilenos e em terceiro os Argentinos.