Chuvas pioram falta de manutenção no Jardim de Alah, na Zona Sul

Montanha de areia formada às margens do canal dobrou de tamanho; segundo frequentadores da região, o problema acontece há, pelo menos, dez anos

Priscila Xavier

Chuvas pioram falta de manutenção no Jardim de Alah, na Zona Sul
Priscila Xavier

Uma semana depois de a BandNews FM denunciar a falta de manutenção no canal do Jardim de Alah, que corta o Leblon e Ipanema, na Zona Sul do Rio, moradores da região afirmam que o cenário ficou ainda pior após as chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. A montanha de areia formada às margens do canal dobrou de tamanho.

Segundo frequentadores da região, o problema acontece há, pelo menos, dez anos. O motivo, para eles, é o fechamento da comporta que liga o mar a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Uma ouvinte da BandNews FM, que preferiu não se identificar, conta que tratores atuam na localidade constantemente, mas a situação se repete com frequência.

Em nota, a Fundação Rio Águas diz que realiza operações contínuas no canal, mantendo equipes e equipamentos durante 24 horas para manutenção de desobstrução. Ainda segundo o comunicado, nos período de ressaca a areia chega a 200m a dentro do canal, mas à noite as máquinas fazem a retirada e a reposição de areia à praia.

Para o dia 21 de agosto está previsto um ato organizado pelos moradores reivindicando melhorias. Eles também afirmam que querem ser ouvidos pela Prefeitura do Rio sobre o processo de licitação para a iniciativa privada que vai permitir que a empresa vencedora explore a Praça Jardim de Alah por 35 anos. O resultado deve sair no mês que vem. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.