Chuvas no Rio: Castro determina ponto facultativo nesta sexta-feira (22)

A decisão veio após previsão de forte chuva para os próximos dias

Por Fernanda Caldas

Chuva no Rio de Janeiro
Fernando Frazão/Agência Brasil

O governador do Rio, Claudio Castro, decreta ponto facultativo no estado para esta sexta-feira (22). A medida acontece em meio a previsão de fortes chuvas em todo o estado nos próximos dias.  

Castro ainda afirmou que vai entrar em contato com todos os prefeitos solicitando que também seja decretado ponto facultativo nos municípios.  

Nesta quinta-feira (21), o político se reuniu com secretarias e órgãos estaduais no Centro Integrado de Comando e Controle, no Centro do Rio, para alinhar as ações com o objetivo de reduzir os impactos das chuvas nos 92 municípios.  

Devido a previsão, o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa do Rio não irão funcionar nesta sexta-feira (22).

O governador garantiu que o Comitê Permanente de Chuvas do Estado está pronto para atender todas as demandas municipais. Segundo Castro, as questões contratuais de compras já foram realizadas para que as equipes do governo possam auxiliar no socorro à população e também na limpeza e reconstrução das cidades caso seja necessário.  

"O comitê já está desde segunda trabalhando nisso. Já temos toda a questão de maquinário e socorro imediato. Tudo já pronto pra caso aconteça algo o estado estar pronto para chegar em menos de 24 horas no município que for"

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a chance de ocorrências severas é grande e a previsão é de que a quantidade de chuva ultrapasse até 200 milímetros em alguns pontos.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, há o risco da intensidade do temporal ser semelhante à tragédia de 2011, na Região Serrana, que matou mais de 900 pessoas.

Em Petrópolis, na Região Serrana, a Prefeitura instalou um Centro Integrado de Comando e Controle por conta da previsão. A medida tem como objetivo preparar a cidade para as chuvas que podem atingir o município. Nesta quinta-feira (21), o município fez um aviso de chuva de intensidade moderada a forte pelo sistema de sirenes em toda a cidade, mas destacou que ainda não é necessário o deslocamento para os pontos de apoio.

O morador da cidade, Ricardo Thiago, conta que agora, mais de dois anos depois da tragédia de 2022, a Prefeitura tem enviado alertas para os moradores sobre a previsão metereológica.

"Foram criados grupos de contato, núcleos de moradores de todas as comunidades. A coisa vem sendo bem tratada pela Defesa Civil, bem comunicado. Tem feito treinamentos de apoio, ensinando a lidar com a tragédias."

Na cidade de Teresópolis, na mesma região, um gabinete de crise preventivo foi instalado devido aos alertas de chuva intensa e riscos de deslizamentos de terra. Em Nova Friburgo,, todas as aulas foram suspensas.  

Já na Baixada Fluminense, os municípios ((que sofreram com as fortes chuvas que atingiram o estado do Rio em janeiro deste ano,)) começaram a se preparar devido à previsão para os próximos dias. Em São João de Meriti, por exemplo, as folgas dos funcionários foram canceladas para que a cidade possa contar com todo o efetivo. Além disso, o município garantiu que 12 sirenes foram instaladas em pontos de risco e serão acionadas em casa de estágio de Alerta Máximo.  

Em Duque de Caxias, a Prefeitura também contará com o efetivo completo para atuar em caso de chuvas intensas.

Já em Nova Iguaçu, o município informou que segue o plano de contingência para a atuação de equipes em casos de eventos climáticos e que caso seja necessário pontos de atendimento e abrigos serão abertos.

A Prefeitura de Carmo disse que emitiu alerta para a população e que todo o efetivo está em sobreaviso.

O município de Nilópolis, também na Baixada Fluminense, disse que todas as equipes estão em estado de alerta para atender à população e que depois dos temporais de janeiro deste ano, a prefeitura começou um trabalho emergencial nas ruas.

Em Magé, na mesma região, a Prefeitura alegou que realizou obras para melhorar o escoamento de água e garantiu que o gabinete de crise está em alerta e que caso a chuva atinja níveis alarmantes os avisos de mensagem e sonoros de emergência são acionados.

No Noroeste fluminense, a Prefeitura de Itaperuna decretou ponto facultativo e convocou o gabinete de crise.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.