Chuva acumulada em apenas um dia pode superar volume médio para todo mês de abril, no Rio

Nesta sexta-feira (4), a previsão é de chuva moderada a forte, com rajadas de vento moderadas ocasionalmente fortes

Por João Boueri

A empresa destacou que as condições meteorológicas se assemelham a outros eventos extremos
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A partir desta sexta-feira (4), a chuva acumulada em apenas um dia pode superar o volume médio para todo o mês de abril no Estado do Rio, segundo a Climatempo.  A empresa destacou que as condições meteorológicas se assemelham a outros eventos extremos que causaram impactos e tragédias em Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis e Paraty nos últimos anos. 
 
Na capital fluminense, a média mensal de chuva no mês de abril entre 1997 e 2024 é de cerca de 113 milímetros, que são 113 litros de água por metro quadrado. 
 
Nesta sexta-feira (4), a previsão é de chuva moderada a forte, com rajadas de vento moderadas ocasionalmente fortes, principalmente a partir do período da tarde. 
 
Já no sábado, a condição de chuva se mantém com intensidade moderada a forte e ventos moderados a fortes. No dia seguinte, a chuva diminui, mas ainda há possibilidade de pancadas moderadas. 
 
Segundo a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, as condições apontam para o acúmulo de chuva em horas seguidas. 
 
Em Petrópolis, na Região Serrana, a chegada da frente fria aliada a umidade pode trazer temporais com alagamentos, inundações e deslizamentos. Há previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte ao longo do dia já nesta quinta-feira. Na sexta-feira, há previsão de chuva moderada a muito forte, assim como no sábado. 
 
A Prefeitura estima que os acumulados vão significativos até domingo (6). No município, as equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis e da Guarda Municipal estão de prontidão, assim como equipes do Corpo de Bombeiros e Samu. O Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real da Rocha também foi organizado para receber moradores. 
 
Para a meteorologista da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Rafaela Filipe, a chuva vai se intensificar a partir desta sexta-feira (4). 
 
Em Teresópolis, na mesma região, a Defesa Civil Municipal já iniciou ações de prevenção e monitoramento em campo, em razão da previsão de chuvas moderadas a fortes. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.