O fim do cartão Prato Feito Carioca pegou muita gente de surpresa. Os usuários do benefício afirmam que ele foi cancelado pela Prefeitura do Rio sem nenhum tipo de aviso prévio.
O cartão foi concedido há um ano e era usado tanto para comprar refeições em restaurantes parceiros, quanto para adquirir alimentos em alguns mercados.
Sem trabalhar de carteira assinada, Agatha Larrisa conta que, não só ela, mas outros amigos que contavam com o beneficio, estão passando dificuldades.
Com uma filha de oitos anos, Agatha diz ainda que o beneficio foi cortado justo mês das férias escolares e não sabe o que vai fazer com a filha em casa integralmente.
Apesar do que diz Agatha, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda do município, Everton Gomes, diz que os beneficiários foram avisados com antecedência.
Renata Ribeiro também é possui o cartão e afirma que tomou conhecimento do encerramento por uma publicação em uma rede social.
Em nota, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda confirmou o fim das recargas. A pasta disse que o cartão do Programa Prato Feito Carioca, lançado para garantir a segurança alimentar devido aos efeitos da Covid- 19, completou o período programado de 12 meses e serviu 655 mil refeições.
A pasta reiterou ainda que com a retomada da economia, o aumento do número de empregos e a pandemia controlada, os usuários atendidos que ainda se sintam vulneráveis serão acolhidos nas Cozinhas Comunitárias mais próximas às suas casas ou poderão utilizar os restaurantes populares.