Com o objetivo de diminuir os furtos de cabos, a Prefeitura do Rio começa a testar um novo cabo elétrico nos sinais de trânsito da cidade. O material, que não tem valor comercial, começou a ser instalado em alguns pontos da cidade, nesta terça-feira (12). O primeiro cruzamento a receber o equipamento foi o das avenidas Professor Pereira Reis com a Rodrigues Alves, na Zona Portuária do Rio.
Além dessas áreas, a Prefeitura está avaliando a substituição do cabeamento de cobre em outros quatro sinais da cidade onde o índice de furtos também é alto, como na Avenida 24 de Maio, no Grande Méier, na Zona Norte.
Morador da Tijuca, um dos bairros com maiores índices de sinais com defeito, o contador Mauro Marques alerta sobre os perigos tanto para os pedestres quanto para motoristas.
Outra medida adotada pela CET-Rio contra as práticas criminosas é a soldagem e concretagem das caixas de energia onde são colocados os cabos.
Só este ano, foram 55 controladores de trânsito furtados, de janeiro a outubro, e mais de 68 mil metros de cabos.
Desde o início da série histórica, em 2021, foram mais de 261 quilômetros de cabos semafóricos furtados, totalizando um prejuízo de mais de R$ 3 milhões e 800 mil.
Fios sem valor comercial
Divulgação/CET-Rio