Cerca de 88% da população brasileira tomou duas doses da vacina contra Covid-19

Entre os adultos que não tomaram nenhuma dose, o motivo mais citado foi não confiar ou não acreditar no imunizante

Cerca de 88% da população brasileira tomou duas doses da vacina contra Covid-19
Pesquisa estima que 55 milhões de pessoas tiveram Covid-19
Foto: Arquivo/Comunicação Social

88,2% da população brasileira a partir dos 5 anos de idade tomaram pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19 até o primeiro trimestre de 2023. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada em convênio com o Ministério da Saúde e divulgada nesta sexta-feira (24), pelo IBGE.

A gestora de recursos humanos Denise Campos seguiu corretamente o calendário de vacinação. Ela teve Covid duas vezes, a primeira delas quando a vacina ainda não estava sendo distribuída e a segunda já imunizada. Ela fala da diferença dos sintomas quando foi diagnosticada com a doença.

Foi totalmente diferente uma da outra. A sem a vacina, quando eu peguei em março de 2021, primeiro que eu sou cardíaca, eu sou obesa e eu tinha medo de que o pior podia acontecer comigo. Os sintomas eram horríveis, pernas bambas. E da segunda, com a vacina, parecia apenas um resfriado com nariz entupido. Eu agradeço muito a ciência pela vacina.

Ao contrário de Denise Campos, a PNAD Contínua revelou que 3,4% dos adultos a partir dos 18 anos não tomaram nenhuma dose da vacina até o término da pesquisa. O percentual sobe para 14,8% entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

Entre os adultos que não tomaram nenhuma dose, o motivo mais citado foi não confiar ou não acreditar no imunizante, com 36%, seguido por medo de reação adversa ou de injeção.

Entre 38,6% das pessoas acima de 5 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal, mas não tomaram todas as doses recomendadas, a analista da pesquisa, Rosa Dória, aponta os principais motivos apontados.

O motivo mais frequentemente citado foi 'esquecimento ou falta de tempo' e o segundo motivo mais frequente foi 'não acho necessário'. Considerando esses dois motivos, 'esquecimento ou falta de tempo' e 'não acho necessário', isso equivale a mais de 50% das pessoas que abandonaram o esquema vacinal antes de completa-lo.

A pesquisa estima que 55 milhões de pessoas tiveram Covid-19 pelo menos uma vez, confirmada por teste ou diagnóstico médico até o primeiro trimestre de 2023, o que representa 27,4% da população brasileira a partir dos 5 anos.

Quando incluída a opção da autopercepção da doença, o percentual de pessoas que tiveram ou consideram que tiveram Covid sobe para 34,3%.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais