Centro de triagem do Ibama não atende recomendações para combate à gripe aviária

Um documento obtido pela BandNews FM revela que o local não tem espaço viável para isolar animais com suspeita de contaminação

Por Pedro Dobal

Divulgação/Ibama
Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Seropédica

O único local de recebimento de aves apreendidas no estado do Rio não tem condições de atender às recomendações do Ibama em relação à gripe aviária. A informação é de um documento obtido pela BandNews FM.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres fica em Seropédica, na Baixada Fluminense. Na semana passada, em resposta a um ofício do Ibama, o centro informou que tem uma sala limitada para fazer a quarentena e nenhum espaço viável para realizar o isolamento de animais suspeitos de contaminação pelo vírus.

A mensagem ainda diz que, devido ao fluxo contínuo de entrada de animais, não há tempo hábil para análise clínica de todos que chegam ao local.

A presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB Barra da Tijuca, Jomara Knoff, afirma que vai enviar um ofício ao órgão para questionar as reais condições do espaço.

Procurada, a Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro, que é responsável pelo local, não se posicionou sobre o caso.

O estado do Rio tem três casos confirmados de aves contaminadas com o vírus H5N1. Os três animais são da espécie trinta-réis-de-bando e foram encontrados na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio; em São João da Barra, no Norte Fluminense; e em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Três pessoas que atuaram no recolhimento do primeiro animal estão sendo monitoradas, mas nenhuma delas apresenta sintoma gripal.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que não há motivos de preocupação da população, já que não há transmissão direta, de pessoa para pessoa. A pasta também ressalta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. As infecções humanas ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.