Um centro de referência em infectologia é inaugurado na Zona Norte do Rio pela Prefeitura, com capacidade para atender 2.500 pacientes por mês.
O Centro Especializado em Infectologia Valda do Borel, na Praça da Bandeira, vai oferecer serviços de prevenção, diagnóstico, tratamento, consultas e exames a pacientes com HIV e doenças como tuberculose, hepatites virais e hanseníase.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, diz que a unidade é voltada para pessoas que precisam de cuidados mais complexos.
No município, 25 mil pessoas vivem com HIV, e 23 mil tratam a doença em unidades de saúde da capital. Dessas, mais de 80% têm bons resultados no tratamento, o que permite que vivam com a carga viral indetectável.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da inauguração do centro, nesta quarta-feira (28). A unidade fica dentro da Policlínica Hélio Pellegrino. Paes afirmou que o local é uma conquista importante para a cidade.
O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, ressalta a importância do local como referência em diversas áreas da saúde para a população.
O centro também vai fornecer atendimento em gastroenterologia, hepatologia, pneumologia e dermatologia. Além disso, ele também vai ser um polo de pesquisas e treinamento de profissionais do SUS.