Apenas a Central do Brasil conta com uma bilheteria física funcionando entre todas as 41 estações das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio. A reportagem da BandNews FM percorreu todas elas e conversou com pessoas que viveram na pela a dificuldade para pagar a passagem. Entre essas pessoas está o produtor de audiovisual, Marcelo Cardoso. Ele diz que já teve que pedir para alguém transferir dinheiro para que ele para viabilizar a compra por meios digitais.
A reportagem da BandNews FM constatou ainda que estações como Triagem, São Cristóvão e Engenho da Rainha, por exemplo, não possuem a opção de comprar um cartão que possa ser usado em sistema de integração com outros transportes, o que dificulta a vida de quem precisa de outro modal.
Quem estava acostumado a comprar passagens nas bilheterias e não tem intimidade com a tecnologia, depende da ajuda de terceiros.
Thamyres Souza auxiliou a mãe, na Estação Largo do Machado, mas ela teria muita dificuldade se estivesse sozinha.
Procurado, o MetrôRio informou que vem acompanhando a evolução tecnologia mundial e estimulando o pagamento por canais digitais. Ainda de acordo com a empresa, em casos de procura de passageiros acima do esperado para o horário, as bilheterias estão preparadas para serem abertas.
Em relação à falta de máquinas de atendimento da Rio Card em algumas estações, a concessionária disse que estuda junto aos parceiros os locais para instalação dos equipamentos.
Já a Rio Card disse que a colocação de novos equipamentos depende de autorização do Metrô Rio e não somente do planejamento da Rio Card.