Centenas de peixes mortos são encontrados na Lagoa de Jacarepaguá

Segundo especialistas, os animais morreram em decorrência da poluição e do baixo nível de oxigenação da água

Por Luiz Eduardo de Castro (sob supervisão)

Centenas de peixes mortos são encontrados na Lagoa de Jacarepaguá
Divulgação

Moradores encontraram centenas de peixes mortos na Lagoa de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (21). Segundo especialistas, os animais morreram em decorrência da poluição e do baixo nível de oxigenação da água.  

A mortandade acontece devido à conexão do esgoto da região ao sistema lagunar, o que gera um acúmulo de gases tóxicos no fundo da lagoa.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente, as altas temperaturas e as fortes chuvas registradas na cidade nas últimas semanas também contribuíram para piorar a qualidade da água.

O biólogo Mario Moscatelli destaca que a morte dos animais é um fenômeno recorrente no local e defende a continuidade dos trabalhos de recuperação da lagoa para solucionar o problema.

A Iguá, concessionária de saneamento responsável pela lagoa, afirmou que o processo de dragagem do complexo lagunar será iniciado em dezembro e vai contribuir com a melhor oxigenação da água.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.