'Cenário ainda preocupa', diz ministra da Saúde sobre casos de dengue no Brasil

A declaração foi dada durante o lançamento da 6ª edição Caderneta de Saúde da Criança, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (5)

Por Gabriela Souza

Ministra da saúde, Nísia Trindade
José Cruz/Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma que, apesar da queda no número de casos de dengue no país, a situação ainda é preocupante. A declaração foi dada durante o lançamento da 6ª edição Caderneta de Saúde da Criança, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (5).

Segundo Nísia, o cenário está perto de ser cem por cento positivo, mas, ainda é recomendo reforçar o cuidado.

"Em vários estados do Brasil vemos esse sinal do decréscimo dos casos, mas ainda temos que aguardar. Estamos perto de afirmar isso. Prefiro esperar mais algumas semanas e passar para  população a mensagens de cuidado".

Nesta quinta, o Governo do Rio confirmou dois casos de dengue do tipo 3 no estado. O sorotipo não circulada no Rio de Janeiro desde 2007.

As vacinas contra a doença estão disponíveis no sistema público de saúde no país. O público-alvo são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que têm a maior proporção de hospitalização.

Ainda durante a agenda no Rio, Nísia Trindade falou sobre as intervenções do Ministério da Saúde na gestão dos hospitais federais do estado. A ministra disse que as mudanças já estão em processo e que o Governo Federal tenta resolver os problemas em relação ao número de servidores nas unidades, já que vários teriam sido aposentados nos últimos anos. Ainda segundo Nísia, a pasta trabalha para preservar os trabalhadores que têm contratos temporários com a União.

As intervenções foram anunciadas, após diversas denúncias de precariedade nos serviços prestados nos hospitais federais no Rio, como falta de insumos. Entre as ações, houve a demissão do diretor do Departamento de Gestão Hospitalar, Alexandre Telles.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.