Cedae anuncia abertura de Plano de Demissão Voluntária

Segundo a companhia, parte dos 3.200 funcionários da empresa poderão ter acesso ao programa

Por João Videira (sob supervisão)

Sede da Ceade
Agência Brasil

A Cedae anuncia a abertura de um Plano de Demissão Voluntária (PDV). Segundo a companhia, parte dos 3.200 funcionários da empresa poderão ter acesso ao programa. O período de adesão começou na terça-feira (17) e vai até 16 de novembro.

A empresa justifica a abertura do plano como parte de "mudanças necessárias" relativas ao período pós-concessão e defende que está oferecendo o melhor pacote de incentivos e benefícios financeiros já proposto pela companhia.

O leilão da Cedae aconteceu em 2019. Entidades classificaram uma primeira proposta de demissão voluntária, lançada no mesmo ano, como um "ataque" aos direitos dos funcionários.

Os funcionários que decidirem aderir vão receber aviso-prévio integral, multa de 40% do FGTS e prêmio de adesão correspondente a 35% da base de cálculo do incentivo por ano de trabalho na empresa, correspondente ao salário-base e demais vantagens fixas e variáveis definidas nas regras do PDV. O valor mínimo deste prêmio de adesão será de R$ 75 mil.

De acordo com a empresa, será garantido ainda valor correspondente a seis meses de vale-alimentação, vale-café da manhã, vale-refeição, bolsa de estudos, auxílio para pessoas com deficiência ou acometidas por doenças graves e auxílio-creche para os empregados que tenham o respectivo benefício válido no mês em que aderirem ao programa. Os empregados que se desligarem ainda poderão sacar 80% do saldo do FGTS, se forem ativos, ou o saldo total, se já forem aposentados.

Depois do leilão da Cedae, os serviços de fornecimento de água são geridos por dois consórcios por 35 anos. A venda foi condicionada à liberação para entrada do Rio de Janeiro no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). No entanto, 16 municípios do estado não aderiram à privatização.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.