Após longo impasse, o Governo do Rio anunciou acordo com a concessioária CCR Barcas, prorrogando a prestação do serviço até fevereiro de 2024. No entanto, a renovação ainda precisa ser aprovada pelo Ministério Público e pela Justiça.
O governador Cláudio Castro disse que a permanência da CCR Barcas vai dar mais estabilidade à conclusão da modelagem da nova licitação para a definição de um outro operador do sistema de transporte.
O modelo está sendo feito pela UFRJ. No entanto, o acordo firmado com a concessionária atual prevê a possibilidade de prorrogar o contrato por mais um ano, até fevereiro de 2025.
Segundo fontes da BandNews FM, as embarcações e os estaleiros adquiridos pela CCR Barcas vão ser transferidos para o Governo do Rio.
A dívida do estado com o grupo CCR será paga durante o período do novo contrato temporário. Um encontro entre o governo e a concessionária selou a negociação, com desconto de 40% do cálculo inicialmente apresentado pela empresa. O déficit financeiro do contrato já havia sido provado judicialmente.
Em novembro, a CCR Barcas havia anunciado que, após seguidas manifestações e tentativas de se chegar a um acordo com o Governo do Estado, as negociações não chegaram a bom termo e que teria dado início ao procedimento de encerramento das atividades no dia 12 de fevereiro do ano que vem.
O serviço de barcas no Rio conta com seis linhas e transporta diariamente, em média, 40 mil passageiros.