A Confederação Brasileira de Futebol afasta as equipes de arbitragem de Sport x Palmeiras e Internacional x Cruzeiro. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (7), um dia após as partidas válidas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro que ficaram marcadas por lances polêmicos.
Na Ilha do Retiro, no Recife (PE), o pênalti marcado por Bruno Arleu de Araújo a favor do Palmeiras nos acréscimos do segundo tempo foi determinante para a vitória do Alviverde, por 2 a 1.
No Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), o juiz Marcelo de Lima Henrique expulsou direto o zagueiro Jonathan Jesus, do Cruzeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo, quando o placar ainda estava 0 a 0. O árbitro considerou que o defensor era o último homem quando fez falta sobre Wesley, do Inter. O jogo terminou 3 a 0 para o Colorado.
O VAR não interferiu em ambos lances.
No mesmo comunicado, a CBF também anunciou que vai realizar, a partir da próxima segunda (14), um treinamento com os principais árbitros e assistentes da Série A. As atividades vão acontecer no Clube de Aeronáutica, no Centro do Rio, e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
A iniciativa faz parte do projeto de profissionalização da categoria, anunciado em fevereiro pela entidade. Atletas da base do futebol carioca vão participar da simulação de jogos.