Um Programa de Prevenção e Tratamento do Câncer colorretal vai ser instaurado no Estado do Rio. A medida foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta querta-feira (27).
Segundo o texto, aprovado pela Assembleia Legislativa, apesar do câncer de cólon e reto ser o terceiro mais frequente no país, ele pode não apresentar qualquer manisfestação clínica. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população e garantir o tratamento adequado.
Ainda de acordo com a Alerj, o projeto vai promover campanhas informativas e garantir a realização de exame endoscópico do intestino grosso e do reto para pessoas com mais de 50 anos de idade ou 10 anos antes do primeiro caso familiar diagnosticado.
A taxa de mortalidade de câncer colorretal cresceu cerca de 20% em 29 anos na América Latina. O estudo foi realizado por pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, do Instituto Nacional do Câncer e da Universidade da Califórnia San Diego entre os anos de 1990 e 2019.