Casos de vandalismo nos ônibus do BRT do Rio tem uma redução de 90%

Os dados são da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP)

Por Mariana Albuquerque

Casos de vandalismo nos ônibus do BRT do Rio tem uma redução de 90%
Beth Santos/Prefeitura do Rio

Os casos de vandalismo nos ônibus do BRT do Rio tiveram uma redução de 90% na comparação com o primeiro trimestre de 2022. Os dados são da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP).  

A pasta atribuiu os bons resultados às reformas das estações, às entregas de novos ônibus e à atuação do programa BRT Seguro, que, nesta terça-feira (6) completou dois anos.  

Em um balanço, a Secretaria disse que, desde o início do programa, mais de 2 mil prisões foram realizadas por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Nesses anos, mais de 8 mil multas foram aplicadas por evasão, os famosos calotes. Apenas neste ano, mais de 3 mil multas foram aplicadas e 106 veículos foram removidos por transitarem na pista exclusiva do BRT. 

O secretário de Ordem Pública do Rio, Brenno Carnevale, afirma que pretende expandir o programa, na medida em que novos corredores forem inaugurados.

A vistoria nas estações e nas composições é feita em parceria com agentes da MOBI-Rio, empresa municipal que administra o modal, e guardas municipais. 

Segundo Brenno Carnevale, o BRT Seguro funciona com várias modalidades de patrulhamento, agentes nos corredores e embarcados. Tudo isso é definido de acordo com a mancha criminal e um mapeamento feito pela Prefeitura.

"Temos uma campanha de conscientização forte para ajudar as pessoas a denunciarem os que vandalizam as estações. Lembrando que estamos falando do dinheiro público, então cada ato de vandalismo gera prejuízo para a coletividade". 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.