Casos de Covid causam aumento de síndrome respiratória grave

Dado foi divulgado no último Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz

Por Pedro Dobal

Casos de Covid causam aumento de síndrome respiratória grave
Casos de Covid causam aumento de síndrome respiratória grave
Breno Esaki/Agência Saúde DF

O aumento dos casos de Covid-19 é o principal responsável pelo crescimento dos registros síndrome respiratória aguda grave nas últimas seis semanas. A conclusão é do último Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz nesta segunda-feira (27).

Segundo o relatório, a tendência é de estabilidade quando consideradas apenas as últimas três semanas.

Quase metade das ocorrências foram relacionadas à Covid-19. Já o vírus sincicial respiratório foi responsável por 32% dos casos e a influenza, por 6%. Entre os óbitos, 83% foram em decorrência do coronavírus, 7% por influenza e 5% pelo vírus sincicial respiratório.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca que a Covid-19 vem gerando um aumento de internações em um número cada vez maior de estados, especialmente entre a população adulta e os não vacinados.

O pesquisador em saúde pública Marcelo Gomes reforça que, mesmo que o teste dê negativo para Covid-19, é preciso usar máscara e evitar sair de casa para não contaminar outras pessoas.

Na tendência de curto prazo, quando são consideradas as últimas três semanas, oito estados apresentam crescimento de casos: Amazonas, Bahia, Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo

Mais notícias

Carregar mais