Os casos de Covid-19 seguem apresentando aumento no país, principalmente nos estados de São Paulo e Goiás. O novo boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz nesta quinta-feira (5), alerta para a possibilidade de disseminação do vírus para outras regiões do Brasil, devido à grande movimentação de pessoas entre São Paulo e outros estados.
O levantamento mostra que o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave cresceu em todas as faixas etárias analisadas. Nas crianças e adolescentes de até 14 anos, o crescimento está associado ao rinovírus. Nas demais faixas etárias, o aumento das hospitalizações está relacionado à Covid-19.
O estudo indica, ainda, que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Vírus Sincicial Respiratório e Influenza A mantêm tendência de queda na maior parte do Brasil.
O estudo tem como base os casos registrados entre os dias 25 e 31 de agosto.
A atualização do boletim Infogripe aponta que 17 unidades da federação apresentam indícios de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na tendência de longo prazo: Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.