Praticamente todos os estados da região Centro-Sul do país apresentaram crescimento no número de casos de Covid-19, segundo o boletim de Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz, nesta quinta-feira (29).
Os pesquisadores observaram aumento no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Alguns estados do Nordeste também apresentaram alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas ainda não é claro qual o agente infeccioso que atinge a região, de acordo com a pesquisa.
Para o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, o cenário atual do Brasil é preocupante, visto que há estados que circulam influenza A e o coronavírus.
A pesquisa também aponta que há mais casos de covid-19 que precisam de internação, do que de influenza.
A recomendação da Fiocruz segue sendo para quem estiver com sintomas e sinais de infecção respiratória, ficar em casa e fazer repouso. Caso seja necessário sair de casa, deve utilizar uma máscara adequada (PFF2 ou N95) para evitar a disseminação do vírus, especialmente para quem precisar ir a uma unidade de saúde.
Nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave mantém o padrão típico de maior impacto entre crianças pequenas e idosos. Já a mortalidade tem se mantido significativamente mais elevada nos idosos, com predomínio de Covid-19.