Casarão tombado de unidade da Faetec é interditado e estudantes ficam sem aula

Segundo a Defesa Civil, o prédio da Escola de Teatro Martins Penna está em péssimo estado de conservação e com rachaduras de diferentes padrões

Pedro Dobal

Escola de Teatro Martins Penna
Reprodução/Redes sociais

A Faetec afirma que está verificando a possibilidade de realocar os estudantes da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, no Centro do Rio, para espaços próximos indicados pela comunidade escolar.

Erguido em 1835 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1930, o casarão onde nasceu Barão do Rio Branco e que hoje abriga a unidade foi interditado pela Defesa Civil Municipal na terça-feira (7). O local já tinha sido vistoriado e interditado parcialmente em fevereiro e em novembro do ano passado, mas não houve melhorias desde então.

Os técnicos constataram que o prédio está em péssimo estado de conservação e com rachaduras de diferentes padrões. O órgão também alertou a Faetec e o Iphan sobre a extrema urgência de obras de recuperação e conservação do imóvel. Os alunos ainda denunciam que eram obrigados a estudar em meio a goteiras, infiltrações e mofo. Os problemas na estrutura também fizeram as portas das salas começarem a empenar e algumas já não fecham mais.

O Governo do Estado diz que já determinou a abertura de um processo de contratação do serviço de prospecção, que deve ser realizado antes da obra. Enquanto os trabalhos não começam, as atividades presenciais dos quase 200 estudantes seguem suspensas.

A Escola de Teatro Martins Penna foi fundada em 1908 e é considerada a primeira escola pública de teatro da América Latina. O nome homenageia Luís Carlos Martins Pena, um dos principais dramaturgos do país.

Os estudantes criaram um abaixo-assinado on-line para cobrar respostas dos responsáveis. Mais de 700 pessoas já assinaram a petição.

Em nota, a Faetec ressaltou que a unidade tem um segundo prédio reformado, que continuará atendendo os alunos do último módulo do curso. A instituição garante que está empenhada em encontrar uma solução que contemple todas as necessidades do curso.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.