Quem tentou buscar o "Cartão Recomeçar" nesta segunda-feira (25) nem passou da porta da Estação da Cidadania, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Funcionários da prefeitura informaram que os cartões foram furtados de sábado para domingo. Aos moradores, no local, foi dado o prazo de 10 dias para reposição do que foi levado.
A autônoma Tatiane dos Santos Souza, que espera desde abril pelo benefício de R$ 3 mil, ficou indignada com a situação.
A auxiliar de serviços gerais Eliane Campos também perdeu tudo com as fortes chuvas e esperava receber o benefício nesta segunda. Há três meses, ela dorme em cima de uma tábua com tijolos, já que perdeu a cama na inundação.
De acordo com a prefeitura de Belford Roxo, dos 3.578 cartões recomeçar, mais de 2 mil foram entregues. Para receber o benefício, o morador do município que foi afetado pelas fortes chuvas de abril precisa ter se cadastrado nas ações "RJ para todos" ou nos Centros de Referência da Assistência Social. O contato está sendo feito por telefone ou SMS por ordem alfabética. Muitos moradores têm reclamado que não receberam nenhum aviso ou que não estão na lista de beneficiados.
A Prefeitura afirma que diversas pessoas que se inscreveram não estavam com o Cadastro Único atualizado e outras sequer moram na cidade e não se enquadram nos requisitos para receber o cartão.
Sobre os cartões furtados, a Prefeitura diz que foram levados 855 cartões do auxílio Recomeçar. Porém, todos estavam bloqueados e sem crédito, pois a liberação é feita, em média, de sete a 10 dias úteis pelo beneficiário após o recebimento.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher ressalta que as 855 pessoas que receberiam esses cartões não serão afetadas, pois elas receberão os cartões assim que forem resolvidos os trâmites burocráticos em relação ao roubo.
A Polícia Civil investiga o caso.