Carnaval terá esquema especial de segurança com mais 10 mil PMs

Operação Lei Seca também vai ser reforçada próximo à Marquês de Sapucaí com blitzes de fiscalização

Marcus Sadok e João Boueri*

Na Sapucaí serão 3.200 PMs espalhados em 49 pontos de bloqueio Leonardo Teixeira/TV Band
Na Sapucaí serão 3.200 PMs espalhados em 49 pontos de bloqueio
Leonardo Teixeira/TV Band

Mais de dez mil policiais militares participam da operação de reforço da segurança durante o Carnaval até domingo (24), em todo o estado. De acordo com o tenente-coronel Ivan Blaz, só na Sapucaí serão 3.200 PMs espalhados em 49 pontos de bloqueio para evitar que pessoas que não tenham ingresso ou credenciais se aproximem da passarela do samba.

As interdições no trânsito para os desfiles seguem montadas até a madrugada de domingo. Todo o entorno do sambódromo conta com bloqueios para que os carros alegóricos possam se posicionar até a entrada na Avenida.

Segundo o chefe-executivo do Centro de Operações da Prefeitura, Alexandre Cardeman, algumas vias contam com esquema especial durante o dia para tentar evitar congestionamentos.

Durante a festa, o Metrô vai funcionar 24 horas por dia até 23 horas de domingo (24). Nesse dia, por conta do desfile das escolas mirins, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central e Praça Onze até meia-noite.

A SuperVia também reforçou a operação. Até domingo, viagens extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna serão oferecidas. Depois da operação comercial, o embarque dos clientes será feito somente na estação Central do Brasil. As demais estações do sistema estarão abertas apenas para o desembarque.

A Operação Lei Seca também vai ser reforçada próximo à Marquês de Sapucaí com blitzes de fiscalização. Os condutores dos carros alegóricos das escolas de samba do Grupo Especial vão ser testados para detectar possível presença de álcool. Ao todo serão 280 agentes distribuídos na capital fluminense e no estado, como em Cabo Frio, na Região dos Lagos. 

A Polícia Civil vai montar uma delegacia temporária no Setor 11 do Sambódromo para atendimento policial. O Departamento-Geral de Atendimento à Mulher e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo também vão estar presentes na avenida.

Seiscentos militares do Corpo de Bombeiros vão atuar no Sambódromo para operação de hidrantes, salvamento em altura e atendimento pré-hospitalar, por exemplo.

*Estagiário sob supervisão de Carlos Briggs

Mais notícias

Carregar mais