O Carnaval ganha um espaço para homenagear e imortalizar grandes nomes e momentos da festa. A Academia Brasileira de Artes Carnavalescas foi inaugurada nesta terça-feira (1º), em um evento que contou com a participação de profissionais e ícones que marcaram a história da Folia de Momo. O espaço fica localizado na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio.
A entidade tem como objetivo difundir a cultura do samba oferecendo cursos, oficinas, palestras, debates, espaço para ensaios, além de montar acervos específicos. E assim como acontece em outras Academias, como a de Letras, os homenageados vão ter assentos vitalícios.
Para o presidente da Academia Brasileira de Artes Carnavalescas, o carnavalesco Milton Cunha, a inauguração é um sonho realizado.
Em meio as homenagens, o apresentador do podcast 'Carnaval Sem Julgamento', Bruno Chateaubriand, fala sobre como é importante pensar no registro das memórias para que outras gerações possam conhecer a verdadeira história do Carnaval.
O novo espaço é fruto do projeto Reviver Cultural, realizado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico.
A sede da Academia Brasileira de Artes Carnavalescas funciona de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 18h.