Carnaval de 2024 promete movimentar milhões de foliões em todo Brasil

A festa, que acontece entre os dias 9 e 14 de fevereiro, já influencia positivamente na procura por acomodações em várias cidades do país.

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Carnaval de 2024 promete movimentar milhões de foliões em todo Brasil
Bloco de Carnaval
Fernando Maia/Riotur

O Carnaval de 2024 promete movimentar milhões de foliões em todo o Brasil. A festa, que acontece entre os dias 9 e 14 de fevereiro, já influencia positivamente na procura por acomodações em várias cidades do país.  

O Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis por temporada, registrou mais que o dobro de buscas por acomodações para o período. Por ser uma das festas mais populares do Brasil, o Carnaval atrai, também, turistas de várias partes do mundo. Segundo a empresa, as buscas globais para check-ins nos cinco dias de folia aumentaram 136% de janeiro a setembro do ano passado.

Alternativa aos hotéis, o Airbnb é a escolha de muitos foliões por diferentes motivos. O professor Neidelberg Nunes vai viajar com a família para Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Ele explica que, além do preço, a flexibilidade do Airbnb fez com que ele optasse pelo serviço no momento de fazer a reserva:

"O Airbnb me dá a possibilidade de fazer minha própria comida, meu café da manhã, que é uma coisa que eu adoro. Além da questão do preço, você tem uma qualidade de acomodação tão igual quanto a do hotel, mas é mais aconhegante. Você fala com um anfitrião, na maioria das vezes, muito atencioso, e isso facilita muito"

A plataforma surgiu em 2007 em São Francisco, nos Estados Unidos, mas se tornou popular no Brasil em 2012. Atualmente, o Airbnb conta com 4 milhões de anfitriões, que já receberam cerca de 1 bilhão e meio de hóspedes em vários países do mundo.

A professora da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, Ana Paula Spolon, analisa que, com o tempo, o Airbnb se aproximou dos hotéis no nível de operação, atuando de forma cada vez mais profissional.

"O Airbnb se profissionalizou muito. Em muitos sentidos, ele se aproximou muito da hotelaria, então existem empresas especializadas em limpeza, recepção, segurança, todas trabalhando em prol do Airbnb. Então, não existe muito tanto a distinção que havia no início do Airbnb com o perfil de uma hospedagem informal 'versus' a hospedagem formal oferecida pelos hotéis"

Ainda segundo a professora, há opções de Airbnb onde, por vezes, a hotelaria não está presente, o que permite aos turistas escolher o ponto da cidade em que desejam ficar. No Carnaval, não é diferente. Seja no meio da folia ou longe dela, alternativas não vão faltar aos turistas.

Mais notícias

Carregar mais