Mais de 60% dos quartos de hotéis da cidade do Rio já estão reservados para o Carnaval. Nesta quarta-feira (18), o Sindicato dos Meios de Hospedagem divulgou a primeira prévia da pesquisa de ocupação hoteleira para o feriado de 18 a 21 de fevereiro.
Os bairros da Zona Sul lideram as buscas por hospedagem. 74% da ocupação atual está entre Leme e Copacabana. Em seguida, aparecem Ipanema e Leblon, com 71%. ((Os bairros da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e São Conrado, na Zona Sul, aparecem em terceiro lugar no ranking de procura, com 60% de preferência.
De acordo com o Hotéis Rio, vários dos empreendimentos de categorias superiores já estão com 100% de ocupação. Mais de 65% dos turistas são nacionais. O destaque internacional fica com argentinos, chilenos, norte-americanos, ingleses e franceses.
O presidente do órgão, Alfredo Lopes, conta que os blocos cariocas são a grande atração para os turistas que chegam nessa época do ano.
"Realmente no Carnaval eu acho que a grande atratividade do Rio de Janeiro são os blocos de rua, né? É a informalidade, reverência, são milhares de pessoas, e o pano de fundo não podia ser mais lindo as praias do Rio de Janeiro. A Avenida, lógico, é sempre um grande atrativo principalmente para os turistas internacionais. Mas eu diria que os blocos de rua também atraem essa categoria de público”, diz Alfredo Lopes.