Cariocas seguem formando filas para atualizar CadÚnico

Segundo a Prefeitura do Rio, foram feitos 3.266 atendimentos no mutirão de 17 de setembro

Por Daniel Henrique

Sistema CadÚnico ficou fora do ar devido ao ataque hacker sofrido pela Prefeitura
Reprodução/Prefeitura do Rio

Mesmo após dois mutirões de atendimento para atualização do Cadastro Único em finais de semanas, pessoas que precisam de benefícios do Governo seguem formando filas nos Centros de Referência de Assistência Social do Rio.

Segundo a Prefeitura do Rio, foram feitos cerca de 3.200 atendimentos no primeiro mutirão, no dia 17, enquanto aproximadamente 4.200 famílias foram atendidas no último sábado (24).

Porém, o ouvinte da BandNews FM, Marcio Diniz, observou diversas pessoas dormindo na fila do CRAS de Guaratiba na manhã desta quarta-feira (28), debaixo de chuva.

"Estou presenciando aqui um ato de desrespeito ao ser humano. É inacreditável que, no mundo de hoje, com a tecnologia que nós temos, pessoas dormindo em uma fila para poder fazer um cadastro, pessoas dormindo debaixo de chuva. Aqui em Guaratiba, pela proximidade com a Serra, a temperatura é mais baixa. Ou seja, frio e chuva e essas pessoas aqui dormindo. Improvisaram algumas lonas, pessoas em cadeiras de praia, enroladas em cobertores, toalhas. Isso é um desrespeito", diz ele.

A Secretaria Municipal de Assistência Social diz que a demanda para inscrição e atualização do CadÚnico aumentou cerca de 500% na cidade do Rio desde outubro de 2021. Naquele mês, os 47 CRAS atenderam 22.431 famílias. A estimativa pro mês de agosto deste ano é de que mais de 100 mil famílias foram atendidas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.