Carioca que mora nos Estados Unidos perde a casa em incêndio na Califórnia

Solange Thomaz de Souza mora com a filha Sofia em Altadena, na Califórnia

Por Guilherme Faria

Carioca que mora nos Estados Unidos perde a casa em incêndio na Califórnia
A casa de uma brasileira que mora há 28 anos nos Estados Unidos
Reprodução

A casa de uma brasileira que mora há 28 anos nos Estados Unidos é um dos imóveis completamente destruídos pelos incêndios que atingem o estado americano da Califórnia. As chamas, que já consumiram bairros inteiros, seguem deixando rastros de destruição e colocando milhares de vidas em risco.

A carioca Solange Thomaz de Souza mora com a filha Sofia em Altadena, na Califórnia. A casa da família foi atingida pelo incêndio na última terça-feira (7). Em conversa com a BandNews FM, ela contou que precisou sair às pressas da residência ao perceber que as chamas estavam se aproximando.

Aí eu vi que estava uma fumaça, uma fumaça rosa. Eu falei 'parece que o fogo está aqui perto.' Minha filha falou 'não, mãe, o fogo é bem longe daqui'. Eu falei 'não, parece que está aqui, está bem perto daqui.' Eu desci correndo, apaguei as velas no escuro, só agarrei os meus documentos e as coisas que eram mais importantes, os documentos... A minha filha jogou uma muda de roupa dentro da bolsa, pegou duas cobertas e a gente entrou dentro do carro e saímos pela rua, com os galhos e o vento, parecia ser um furacão.

Solange está abrigada na casa de uma amiga e ainda não conseguiu chegar ao endereço onde morava, mas já foi informada de que a construção ficou destruída pelas chamas. Ela se emocionou ao falar sobre a situação.

Ficamos acompanhando tudo o que estava acontecendo, com muito medo, mas rezando para que a nossa casa estivesse lá. Agora nós perdemos nossa casa. Perdemos tudo, mas Deus vai nos ajudar a construir tudo de novo, eu espero. Mas a dor é grande, não ter uma casa para voltar.

Em meio à situação difícil, a filha de Solange iniciou uma campanha online para arrecadar recursos para que a família recomece a vida nos Estados Unidos, na página https://gofund.me/bb7bf51b.  

Esta é uma das piores temporadas de incêndios da Califórnia. De acordo com as autoridades locais, pelo menos 24 mortes foram confirmadas até o momento e ainda há focos ativos. Um deles segue fora de controle. 

Solange explica que os incêndios continuam, mas torce por dias melhores na Califórnia.

O fogo continua ainda, e eu rezo pelas pessoas que perderam a vida, que ainda estão com esperanças de ir, que a casa deles não se queime. Vamos continuar rezando, pedindo por essas pessoas, e agradecendo muito, muito, muito, muito a todas as pessoas que estão me acolhendo, pelas pessoas que estão acolhendo os outros e tentando ajudar os outros.

Milhares de agentes seguem trabalhando no combate às chamas, mas os ventos que superam os 100 km/h representam um desafio para os bombeiros.   

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais