A capital fluminense vai receber 12 mil doses da vacina XBB contra Covid-19 a partir desta sexta-feira (20). A informação foi confirmada nesta quinta (19) pelo Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.
A vacina XBB é a mais atualizada contra o vírus disponível no Brasil atualmente. Ainda segundo o secretário, a vacinação com essa variante será finalizada no dia 10 de janeiro. A partir dessa data, uma nova variação do imuzinante será oferecido nos postos de saúde da cidade.
A ideia é que vacina contra a covid-19 seja atualizada a cada ano de acordo com a cepa circulante. Em 2025, o imunizante visará proteger contra a nova subvariante, conhecida como JN, da linhagem da ômicron, como explica o secretário Daniel Soranz.
Depois do dia 10 de janeiro as próximas remessas de vacina previstas para março serão com a vacina da Covid já atualizada para a cepa circulante no ano de dois mil e vinte e cinco que é a vacina que protege contra a cepa JN que é a subvariante da Omicron. Então em 2025 já a vacina vai ser atualizada para cada ano. Todos os anos teremos vacinas atualizadas para aquele ano específico sempre priorizando idosos, crianças, gestantes e grupos especiais.
No início deste mês, o Ministério da Saúde divulgou que a vacina contra a covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação para alguns grupos da população. Com a atualização, gestantes devem ser imunizadas com uma dose a cada gravidez. Já os idosos devem receber a vacina a cada seis meses.
Também houve alteração para as crianças de 6 meses até 5 anos de idade. A partir de agora, esse grupo deve receber três doses da vacina da Pfizer.