A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, anunciou que a cidade está em situação de epidemia de dengue. O município chegou a ter um aumento de quatro vezes nos casos confirmados da doença, na comparação com os dados de 2009. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre o início de janeiro de 2023 e esta quarta-feira (8), foram mais de 600 casos confirmados de dengue em Campos. Um idoso, de 84 anos, morreu no distrito de Travessão, após ficar quatro dias internado. Não há notificações de zika e nem de chikungunya.
Uma força-tarefa foi criada pela Prefeitura para realizar ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças. A Secretaria Municipal de Saúde destacou que, mesmo com a alta da dengue, há subnotificação dos casos.
No Estado do Rio, são mais de 4.500 casos de dengue, quase 70 notificações por dia. Apesar dos números, os índices de dengue têm diminuído no Estado. Entre a oitava e a nona semana epidemiológica, houve uma queda de quase 60% das notificações, passando de 658 para 263.