A sessão que discute a cassação do vereador Gabriel Monteiro foi prorrogada por mais três horas. O relator do processo no Conselho de Ética, Chico Alencar, já terminou a leitura do parecer e, neste momento, vereadores discursam no plenário da Casa.
A próxima etapa é a oportunidade da defesa de Gabriel Monteiro de se manifestar, por até duas horas. Depois, os líderes de partidos e blocos podem se manifestar para orientar suas bancadas. Aí sim é iniciada a votação.
Votação que precisa de 34 votos a favor para cassação de mandato do parlamentar. Dos 50 vereadores, 47 estão presentes até o momento.
A sessão foi iniciada às 16 horas. Na chegada de Monteiro, os apoiadores começaram a gritar palavras de apoio e o presidente da casa, Caiado, teve que fazer uma pausa na explicação do rito da sessão. Ao longo do discurso dos vereadores, apoiadores de Monteiro gritaram palavras de apoio, interrompendo a palavra dos parlamentares.
Entre as acusações contra a Monteiro, estão gravar vídeo tendo relação sexual com uma menor de idade e expor pessoas em situação de vulnerabilidade na internet. A defesa alega que ele não sabia da idade, mas, em novos áudios atribuídos ao vereador, o parlamentar teria confirmado que sabia que se relacionava com menores de 18 anos e reafirma a preferência dele pelo o que chama de “novinhas”.
A votação acontece um dia após a Comissão de Justiça e Redação da Casa rejeitar o recurso apresentado pela defesa do político e avaliar que o processo ético-disciplinar está dentro da legalidade.
PASSO A PASSO DA SESSÃO
- Inicio da sessão plenária com a leitura da ordem do dia pelo presidente da Casa.
- O relator, vereador Chico Alencar (PSOL), fará a leitura de seu parecer, favorável à cassação, por até uma hora.
- Após a leitura do relator, os vereadores interessados podem discursar por até 15 minutos cada.
- Terminada a fala dos parlamentares, será aberta a oportunidade da defesa de Gabriel Monteiro se manifestar, por até duas horas.
- Ao fim da fala da defesa do representado, os líderes de partidos e blocos podem se manifestar para orientar suas bancadas.
- A votação é nominal, por meio do painel eletrônico de votação
- Gabriel Monteiro será cassado se 2/3 dos vereadores forem favoráveis ao Projeto de Decreto Legislativo que determina a perda de mandato (34 votos). Todos os vereadores votam.