
O presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado, afirma que o projeto da criação da Força de Segurança Municipal segue em discussão na Casa, mas a ideia é ter uma resposta ainda no primeiro semestre. A declaração foi feita durante entrevista ao Jornal BandNews Rio – 1ª Edição.
A proposta, enviada pela Prefeitura à Câmara, tem o objetivo de criar uma força armada, altamente qualificada, preparada para realizar um policiamento nas ruas da cidade, com foco na prevenção de pequenos delitos em áreas de grande circulação.
Segundo a Prefeitura, o Poder Executivo também iria refundar a Guarda Municipal, que passaria a ter atuações específicas com o fortalecimento de programas e grupamentos especiais.
De acordo com Carlo Caiado, os vereadores debatem o texto com toda responsabilidade e rapidez que o assunto requer.
Nós já fizemos uma reunião técnica do Poder Executivo, uma audiência pública e, agora, estamos aguardando as emendas dos parlamentares para discutir o aperfeiçoamento. A gente busca entregar para a sociedade, ainda neste primeiro semestre, a aprovação desse projeto. Espero eu.
Carlo Caiado lembrou que, em 2024, pautou a alteração da Lei Orgânica do Município para permitir o armamento da Guarda Municipal, mas que não houve consenso entre os vereadores.
Ano passado, tinha entre 26 a 28 vereadores à favor. Não era a totalidade. Hoje, eu já vejo um consenso de armar a Guarda Municipal. Vamos debater, reforça.
Para o presidente, trazer para o município a discussão já é uma vitória. O debate é complexo, assim como a implementação de câmeras corporais nos agentes, mas a busca da Câmara dos Vereadores é desenvolver o melhor projeto.