Um búfalo desorientado gerou quilômetros de engarrafamento e assustou quem passava pela Rodovia Amaral Peixoto, que liga São Gonçalo a Niterói, na Região Metropolitana do Rio, nesta quinta-feira (25). De acordo com ouvintes da BandNews FM, durante a madrugada, o animal de grande porte caiu de um caminhão que passava pela via, na altura do bairro de Santa Luzia, e começou a caminhar pela pista.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia Rodoviária tentaram parar o animal por mais de quatro horas. Ele chegou a ficar agressivo, por causa do estresse causado pela situação, correu entre os carros e bateu em um veículo. Ninguém ficou ferido. Depois, o búfalo foi preso em um poste, para ser então transportado adequadamente.
Os motoristas contam que normalmente um trajeto que é feito em cerca de 30 minutos demorou mais de uma hora.
O zootecnista da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Marco Antonio explica que, antigamente, o animal era predominantemente encontrado no Norte do país, já que a região tem muita água para controlar um parasita que dá na pele do búfalo. Hoje em dia, ele afirma que o animal já se reproduz em todo o país.
No estado do Rio, existem fazendas de búfalos em Itaboraí e em Maricá, na Região Metropolitana, em Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana, em Iguaba, na Região dos Lagos, e em Curicica, na Zona Oeste da capital.