Brasileiros presos no Sudão começam a retornar ao Brasil

Pelo menos 10 pessoas conseguiram refúgio no Egito nesta semana

Por Amanda Oliveira

Sudão passa por conflito armado
Reuters

Os brasileiros que estavam na capital do Sudão em meio aos recentes conflitos no país africano começam a retornar ao Brasil. Pelo menos 10 pessoas conseguiram refúgio no Egito nesta semana.  

Três deles tiveram o embarque marcado para esta quarta-feira (26): dois em direção a São Paulo e outro para Minas Gerais. Os demais deixam a capital do Egito na madrugada desta quinta-feira (27) e chegam no Rio de Janeiro no fim do mesmo dia.

A informação é dos próprios brasileiros, que estão em contato com a reportagem da BandNews FM.  

A viagem de ônibus de Cartum, capital do Sudão, até a cidade egípcia Assuã durou mais de 24 horas. Além disso, Itamar conta que o grupo ficou retido na fronteira por mais de 20 horas, somente com acesso a água quente.

A funcionária da embaixada, os jogadores e comissão técnica do Al-Merrikh foram recebidos no Egito por representantes do Brasil que os alocaram em um hotel próximo ao aeroporto.

O grupo de 15 brasileiros deixou a capital sudanesa no domingo (23) para fugir do conflito armado que já durava mais de uma semana. Os outros cinco deixaram o país, mas o destino não foi informado.

Ainda segundo o treinador de goleiros, há mais três jogadores brasileiros no Sudão. O Itamaraty não respondeu sobre esse grupo.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois brasileiros que seguem no Sudão estão em segurança, e a pasta apura se há outros brasileiros ainda em território sudanês.  

Nesta quarta, os conflitos chegam ao 11º dia com bombardeios na periferia da capital do Sudão. Até esta terça (25), 450 pessoas já tinham morrido por causa do conflito entre um grupo paramilitar e o exército do país, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.